Tecnologia e Espiritualidade: 08/18/15

terça-feira, 18 de agosto de 2015

                           NOSSO CORPO FÍSICO

         Uma das hipótese fundamentais e principais da biologia celular é o de que todas as células se originam a partir de células pré-existentes, com exceção do ovo ou zigoto que, nos seres vivos com reprodução sexuada, resulta da união de duas células reprodutivas (gâmetas), cada qual com metade da informação genética de seus ascendentes.
         A mitose é um processo de divisão celular, já que, a partir de uma célula formada, originam-se duas células com a mesma composição genética (mesmo número e tipo de cromossomos), mantendo assim inalterada a composição e teor de DNA característico da espécie (exceto se ocorrer uma mutação, fenômeno menos comum e acidental). Este processo de divisão celular é comum a todos os seres vivos, dos animais e plantas multicelulares até os organismos unicelulares, nos quais, muitas vezes, este é o principal ou, até mesmo, o único processo de reprodução (reprodução assexuada).
este processo se divide em fases e duram em média de 50 à 80 minutos.
       Todas as células de noso corpo se renovam de forma diferente de expectativa de vida. Hemácias por exemplo, vivem cerca de quatro mêses enquanto que os leucócitos viver um ano. Célula do cólon vivem apenas quatro dias e neurônios duram a vida inteira.
Cabelo: Elemento natural do corpo, tem uma vida útil de cerca de seis anos para as mulheres e de três anos para os homens.
Fígado: O fígado é o “desintoxicador” do corpo humano, responsável pela purificação de uma grande variedade de contaminantes do organismo. Tem suas células renovadas em períodos que variam entre 150 a 500 dias.
Estômago e intestinos: As células que revestem a superfície do estômago e dos intestinos têm uma vida curta e difícil. Constantemente acometidos por corrosivos, como ácidos, normalmente duram, em média, apenas cinco dias.
      As células da sua pele duram duas ou três semanas; os espermatozoides vivem por apenas três dias.
Ossos: As células do sistema esquelético se regeneram quase constantemente, mas o processo completo leva um total de 10 anos. O processo de renovação diminui à medida que envelhecemos, por isso, os nossos ossos ficam mais frágeis e fino.
       Fisiologicamente, o envelhecimento está associado à perda de tecido fibroso, à taxa mais lenta de renovação celular, e à redução da rede vascular e glandular. A função de barreira que mantém a hidratação celular também fica prejudicada. Dependendo da genética e do estilo de vida, as funções fisiológicas normais da pele podem diminuir em 50% até meia-idade.
      Contudo, depois de elucidado de como funciona o nosso organismo, não tem desculpa para ficar parado. Antigamente as escolas levavam mais à sério a educação física e ensinavam como a praticar exercícios localizados e também os aeróbicos. Assim já de pequeno, criava  o hábito salutar de manter o corpo em atividade metabólica e evitar diversas doenças provocadas pelo sedentarismo.
 
   O homem moderno esta cada vez mais em estado absoluto de inércia. A dança da vida celular exige cada vez mais atitude responsáveis e conscientes. Não podemos viver um mundo artificial e sem sentimentos. A matemática da vida é implacável e os números não mentem por si. Os números estão em toda as áreas da vida, é preciso saber o que soma e o que diminui.
      Podemos dizer assim que todo nosso corpo depois de dez anos será renovado. Só ficar tento com relação as precauções que lemos ali e acolá. Os manuais da vida são direito de todos e estão afixados em tudo quanto é lugar.