Tecnologia e Espiritualidade: 12/22/18

sábado, 22 de dezembro de 2018


ARROZ COM FEIJÃO

           O prato tradicional brasileiro  feijão com arroz, salada e uma mistura proteica tipo bife, frango, ovo ou qualquer outra variedade; sem opção de escolha, pois temos  o prato principal e a combinação cultural culinário do cardápio. Desde pequeno aprendemos que comer feijão com arroz é natural e faz crescer saudável. Mas o que temos além do salutar com relação as propriedades químicas e tóxicas das substâncias compostas do menu imposto.
          Partindo da primícia, o que faz o veneno é a quantidade; percebemos que tudo que ingerimos pode nos matar, inclusive a água, em torno de seis a oito litros no intervalo de meia hora para uma pessoa até 100 quilos. Diagnóstico : hiponatremia, que quer dizer: “sal insuficiente no sangue"; e se for analisar detalhadamente e apresentar os diversos casos registrados, teríamos que escrever uma enciclopédia para relatar. 
          Vamos relacionar os alimentos que causam constipação:.
          Arroz, mandioca, cará, cenoura cozida, ,caju, biscoito, pão, maçã, banana prata, maisena, batata salsa, limão, batata, goiaba, macarrão e feijão baio. Não precisamos fazer uma faculdade de engenharia química para entender que certos alimentos são composto por substâncias já conhecidas pelos nossos tataravós como fazedores de maus estares, ou seja, tóxicos. Vamos listar e já antemão colocar em evidência na nossa lista negra.
          Lectina: encontrada na casca do feijão.
         As lectinas não são processadas pelo sistema digestivo humano.
         Como não podemos digeri-las, frequentemente produzimos anticorpos contra elas, com respostas variadas.
         Algumas pessoas desenvolvem intolerância a estas leguminosas e têm uma sensação de inchaço e dor no estômago quando as consomem.
         As lectinas estão envolvidas na síndrome do intestino irritável, que se manifesta com obstipação, vômito, diarreia e inchaço.
         Também podem causar artrite, esclerose múltipla, úlceras pépticas, alergias e diabetes tipo 2.
Entretanto, para muitos dos afetados o problema não vai muito além de uma indigestão.
         Para os que gostam de um bom prato de feijão, "(a lectina) pode ser destruída ao deixar-se o feijão de molho e cozinhar em altas temperaturas", informou o Centro para Segurança Alimentar de Hong Kong.
          Cumária: encontrada na canela.
          Glicoalcalóides (solarina) : presente nas batatas, na casca e região abaixo dela. Seriam necessários umas setenta grandes tubérculos originária das Cordilheiras dos Andes para causar uma toxicidade relevante e mortal.
          Glicosídeos Cianogênicos : sementes que se transformam através de reações químicas em Cianeto de Hidrogênio; encontrados nas sementes de ameixas, pêssegos, cerejas, maçãs, inclusive essa última, as sementes numa porção de 19 a 24 unidades são fatais ao ser humano, caso  não vomite pelo enjoo.