BASE FAMILIAR
A base familiar é de vital importância para o desenvolvimento e direcionamento para o bem. Se for mal orientada é a raiz de todos os problemas que o mundo enfrenta.Já com 3 anos de idade, a criança grava todos os problemas conjugais que presenciou e registra no seu subconsciente. A falta de equilíbrio emocional é decorrência da ansiedade, o que traz insegurança, agressividade e estranhas e maléficas reações do organismo, que exigem esforços dos pais para o controle das crianças e jovens, a fim de garantir-lhes saúde e rendimento escolar.
Isto requer atendimento psicopedagógico em todo o sistema educacional, o que pode prevenir esses problemas e assegurar a boa qualidade de ensino.
Já aos jovens, devemos levá-los a assumir responsabilidades, a desenvolver espírito de solidariedade, ética e cidadania nas suas relações sociais, a começar na própria família e, ainda, procurar entender as causas de suas crises de irritabilidade, insegurança, ansiedade, depressão e outras, que herdaram ou assimilaram de pessoas de sua convivência, que não devem transmitir a seus descendentes e lhes restringe as condições para resolver simples questões escolares. No mais, destaca-se a importância de despertar-lhes suas verdadeiras vocações profissionais.
Devemos também participar de suas atividades e atualizar-se com as inovações tecnológicas direcionando para atividades que afastem do vício. Prestar atenção quanto aos desvios de moral, orgulho, prepotência, falta de caráter, procurando mostrar como isto pode prejudicá-lo com sua integridade moral e ética. Se os pais não possuem essas qualidades e conhecimentos fica prejudicada a formação dos filhos e atrasa seu progresso intelectual e sua compreensão do mundo.
Um reação em cadeia de irresponsabilidades e ignorância espalham e atingem todos reciprocamente. Pelo linguajar, pela atitude e comportamento, percebe-se antemão quão evoluídos estão determinados grupos. Moderação em seus gostos de entretenimento é importante para racionar melhor seu tempo e incentivar outros procedimentos pedagógicos direcionados a psicologia comportamental, política, matemática e ciência.
Somos responsáveis pelo progresso da humanidade. Não é suficiente acreditar em Deus, Jesus e recitar o que está escrito na Bíblia ou em outro livro religioso, se não estender a mão para ajudar e cooperar no progresso humanitário. Não adianta delegar responsabilidades de nossos atos a outrem, Somente nós mesmos são culpados de nossas escolhas. A melidragem é um mal invisível que deturpa e destrói os relacionamentos por puro egoismo. Descobrindo a causa, para o efeito adotar o remédio, interceptando e cortando o mal pela raiz de forma sutil e didático. Por isso, é necessário o preparo e conhecimento, sem qual será impossível.
Dá vontade de transcrever o livro inteiro. Mas o que fica aqui, é a essência do ensinamento, que não tenha nada que a lógica despojada da nossas imperfeições, não nos apontem para a bondade e a caridade. Nossa visão do infinito está muito restrita à esta curta vida. Com as elucidações divinas e nossas reformas íntimas, hão de expandirem.
Estava a
pensar sobre este assunto deste artigo quando veio a intuição de abrir o livro
Consolador, e coincidentemente , na página onde abri, deparei com as perguntas
elaborados por um grupo de médiuns ao espírito Emmanuel em Pedro Leopoldo em 1940,
no livro O Consolador psicografado por Chico Xavier.
Pergunta 109 – O período infantil é o mais importante para a
tarefa educativa?
- O período infantil
é o mais sério e o mais propício à assimilação dos princípios educativos. Até
aos sete anos, o Espírito ainda se encontra em fase de adaptação para a nova
existência que lhe compete no mundo. Nessa idade, ainda não existe uma
integração perfeita entre ele e a matéria orgânica. Suas recordações do plano
espiritual são, por isso, mais vivas, tornando-se mais suscetível de renovar o
caráter e a estabelecer novo caminho, na consolidação dos princípios de responsabilidade, se encontrar nos pais legítimos representantes do colégio
familiar. Eis por que o lar é tão importante para a edificação do homem, e por
que tão profunda é a missão da mulher perante as leis divinas. Passada a época
infantil, credora de toda vigilância e carinho por parte das energias
paternais, os processos de educação moral, que formam o caráter, tornam-se mais
difíceis com a integração do Espírito em seu mundo orgânico material, e ,
atingida a maioridade, se a educação não se houver feito no lar, então, só o
processo violento das provas rudes, no mundo, pode renovar o pensamento e a
concepção das criaturas, porquanto a alma reencarnada terá retomado todo o seu
patrimônio nocivo do pretérito e reincidirá nas mesmas quedas, se lhe faltou a
Luz interior dos sagrados princípios educativos.
Pergunta 110 – Qual a melhor escola de preparação das almas
reencarnadas, na Terra?
- A melhor
escola ainda é o lar, onde a criatura deve receber as bases do sentimento e do
caráter. Os estabelecimentos de ensino, propriamente do mundo, podem instruir,
mas só o instituto da família pode educar. É por essa razão que a universidade
poderá fazer o cidadão, mas somente o lar pode edificar o homem. Na sua
grandiosa tarefa de cristianização, essa é a profunda finalidade do Espiritismo
evangélico, no sentido de iluminar a consciência da criatura, a fim de que o
lar se refaça e novo ciclo de progresso espiritual se traduza, entre os homens,
em lares cristãos, para a nova era da Humanidade.
Pergunta 111 –É justa
a fundação de institutos para a educação sexual?
- Quando os
professores do mundo estiverem plenamente despreocupados das tabelas
administrativas, dos auxílios oficiais, da classificação de salários, das
situações de evidência no magistério, das promoções, etc., para sentirem nos
discípulos os filhos reais do seu coração, serão acertados cogitar-se da
fundação de educandários dessa natureza, porquanto haverá muito amor dentro das
almas, assegurando o êxito das iniciativas. Os professores do mundo, todavia,
considerando o quadro legítimo das exceções, ainda não passam de servidores do
Estado, angustiados na concorrência do profissionalismo. Na sagrada missão de
ensinar, eles instruem o intelecto, mas, de um modo geral, ainda não sabem
iluminar o coração dos discípulos, por necessitados da própria iluminação.
Examinada a questão desse modo, e atendendo às circunstâncias das posições
evolutivas, consideramos que os pais são os mestres da educação sexual de seus
filhos, indicados naturalmente para essa tarefa, até que o orbe possua , por
toda parte, as verdadeiras escolas de Jesus, onde a mulher, em qualquer estado
civil, se integre na divina missão da maternidade espiritual de seus pequenos
tutelados e onde o homem, convocado ao labor educativo, se transforme num
centro de paternal amor e amoroso respeito para com os seus discípulos.
Dá vontade de transcrever o livro inteiro. Mas o que fica aqui, é a essência do ensinamento, que não tenha nada que a lógica despojada da nossas imperfeições, não nos apontem para a bondade e a caridade. Nossa visão do infinito está muito restrita à esta curta vida. Com as elucidações divinas e nossas reformas íntimas, hão de expandirem.
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